Álvaro de Campos

By Álvaro Brandão - segunda-feira, junho 04, 2018


Nasceu em Tavira no dia 15 de Outubro de 1890 à 1.30 da tarde. Teve uma educação de Liceu comum qualificada de vulgar pelo próprio Fernando Pessoa.
Foi um dos heterônimos mais conhecidos de Fernando Pessoa. Campos surge quando Fernando Pessoa sente um impulso para escrever.


Álvaro de Campos é o “filho indisciplinado da sensação e para ele a sensação é tudo. O sensacionismo faz da sensação a realidade da vida e a base da arte. O eu do poeta tenta integrar e unificar tudo o que tem ou teve existência ou possibilidade de existir.


Posteriormente foi para a Escócia estudar engenharia, primeiro mecânica, e depois naval. Pessoa fez uma biografia para cada um dos seus heterônimos e declarou assim que Álvaro de Campos: Era um engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa, mas sempre com a sensação de ser um estrangeiro em qualquer parte do mundo.


Não bastasse serem dotados de estilo próprio, os heterônimos de Pessoa ganharam de seu criador biografias recheadas de acontecimentos que quase nos fazem acreditar que eles de fato existiram fora do escritor.


  • Compartilhe:

Você pode gostar também:

0 comentários